Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Consevitis-RS adquire materiais e insumos para o Laren

Publicado em

Até novembro, o Consevitis-RS pretende investir R$ 350 mil em materiais e insumos para o Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (Laren) por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fundovitis). O departamento, que pertence à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Estado do Rio Grande do Sul, realiza análises físico-químicas em vinhos e derivados da uva e do vinho e foi inaugurado em dezembro de 2001.

O laboratório possui estrutura para análises, controle e fiscalização em vinhos e derivados da uva e do vinho, bem como para análises de prestação de serviço, exportação e importação e pesquisa.

O Laren emite certificados de exportação para a Comunidade Europeia e Certificados de Livre Venda para os demais países. Possui acreditação INMETRO/CGCRE - CRL 0869, de 29 de outubro de 2015, com um escopo de 35 determinações analíticas e credenciamento MAPA/CGAL/SDA, desde 2006, por meio da Portaria SDA Nº 342, de setembro de 2014, com 37 análises em seu escopo. Integra a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária em nível federal, assim, o que credencia o laboratório a realizar ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais do MAPA e SEAPDR, além de permitir o atendimento, de forma complementar, às demandas dos programas e controles oficiais do MAPA não atendidas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

As análises básicas compreendem: - Análises Básicas: Acidez Total por Titulometria, Acidez Volátil por Titulometria, Açúcares Totais em Glicose por Titulometria, Anidrido Sulfuroso Total por Titulometria, Densidade por Acessório Hidrostático, Exame Organoléptico por Degustação, Extrato Seco Total por Acessório Hidrostático, Grau Alcoólico por Destilação Eletrônica, Corantes Artificias Ácidos, Cinzas por Gravimetria, Cloretos por Titulometria e Potenciometria, Determinação de °Brix por Acessório Hidrostático e Refratometria, Diglicosídeos de Malvidina por Fluorescência em Ultravioleta, Edulcorantes Sintéticos por Extração, pH, Pressão em Gás Carbônico por Manometria, Sulfatos por Precipitação, entre outras.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Fernando Dias

Mais Notícias

Ver mais