Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Mercado de vinhos e espumantes no primeiro bimestre de 2022

Publicado em

Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, apresenta dados do mercado de vinhos nos primeiros dois meses deste ano.

Ele comenta que, mesmo com valorização do real em relação ao dólar em fevereiro (valor médio 6% abaixo em comparação com janeiro), a importação de vinhos e espumante registrou volume 11% abaixo do que o registrado no mesmo mês de 2021. 

No primeiro bimestre de 2022, Felipe informa que o volume e o valor importado registraram queda de 10%. "A inflação acima dos 2 dígitos, os altos estoques das importadoras e o atraso na liberação das DI’s (Descrição de Importação) são os principais motivos para a retração." comenta o consultor. 

Ele ainda acrescenta :" Entre as origens do vinho importado, o Chile apresentou crescimento no primeiro bimestre de 3% em volume e redução de 3% em valor. Portugal, a segunda origem no período, teve queda em volume e valor, de respectivamente 19% e 20%. A Argentina registrou aumento de 1% em volume e de 5% em valor. 

Na soma da comercialização das vinícolas nacionais com as importações de vinhos e espumantes, o mercado apresentou redução de 5% neste primeiro bimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. 

Os espumantes nacionais apresentaram crescimento de 41% no volume comercializado e os espumantes importados, de 4%. Os vinhos de mesa tiveram redução de 6% em sua comercialização, enquanto os vinhos finos nacionais mantiveram a tendência de crescimento, com alta de 13%. Os importados tiveram redução de 10%."



Sobre a Uvibra-Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.


Mais Notícias

Ver mais