Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Programa Ater conclui atividades do ciclo 2021 neste mês de novembro

Publicado em

O mês de novembro marcou a conclusão das atividades do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em 2021. O Ater é executado pela ASSTEC SERRA Assessoria Consultoria e Planejamento Ltda e conta com o apoio e a supervisão do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).

No dia 09 de novembro, o Dia de Campo aconteceu na propriedade de Zaime Ferranti, no Distrito de Marcorama, em Garibaldi, quando foram abordados os seguintes temas: águas para consumo, irrigação e tratamento fitossanitários, depósito de agrotóxicos, EPIs, rastreabilidade. Já no dia 16 de novembro, o Encontro Coletivo foi realizado na propriedade de Lairton Favaretto, na Linha De Mari, em Bento Gonçalves, e que tratou sobre Pérola da Terra e fermento crioulo.

No total, cada um dos encontros reuniu aproximadamente 25 produtores, totalizando cerca de 50 produtores rurais de cidades da Serra Gaúcha. O programa Ater atendeu, em 2021, mais de 100 famílias entre os municípios de Antônio Prado, Nova Roma, Nova Pádua, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Cotiporã e Veranópolis. Oficinas, palestras, Dias de Campo, intercâmbios técnicos e visitas técnicas individualizadas, permitiram um diagnóstico das propriedades, o que, consequentemente, possibilitou um planejamento customizado de ações para a melhoria das condições da produção, com vistas a melhoria da rentabilidade, assim como a capacitação permanente e qualificação como apoio para desenvolver visão de futuro.

O Ater tem como finalidade contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e a sustentabilidade do setor vitivinícola; melhorar a qualidade de produção e/ou aumentar a produtividade nas Unidades de Produção Familiar (UPF); racionalizar e diminuir o uso do agrotóxico; reduzir o custo de produção; aproximar o agricultor dos projetos da indústria; e estabelecer uma dinâmica de apoio e cooperação.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Seapdr).

Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 99123-3206

Crédito Fotos: Rosa Ana Bisinella

Mais Notícias

Ver mais