Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Genuíno e democrático, produção do suco de uva cresce e conquista mercados

Publicado em

Considerada bebida energética, nutricional, funcional e terapêutica, os benefícios do consumo diário do suco de uva brasileiro têm sido amplamente difundidos. Estudos clínicos já demonstraram uma série de vantagens, como a redução da pressão arterial, a prevenção de doenças cardiovasculares e a capacidade antioxidante.

Sucos de uvas brancas, rosadas ou tintas têm conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional, elaborados a partir de cepas americanas e híbridas. Essas duas linhagens representaram, em 2020, 79% da produção total no Rio Grande do Sul, sendo que o Estado concentra em torno de 90% dos vinhedos brasileiros, e foram destinadas para a elaboração de sucos de uva e vinhos de mesa.

O suco de uva brasileiro é genuíno por oferecer um blend único no mundo, entregando uma bebida com cor, sabor, aroma e equilíbrio entre doçura e acidez. O Brasil possui a maior plantação em extensão de videiras americanas e híbridas, o que permite atender a demanda de pequenas e de grandes vinícolas, além de fomentar a agroindústria familiar, traçando esse perfil democrático em elaborar e comercializar esse produto tão original.

O resultado da conexão desses fatores vai ao encontro do reposicionamento do setor vitivinícola gaúcho a partir dos anos 2000, de valorização dessas cepas, especialmente para a elaboração de sucos tintos. Dados de 2017, já demonstravam a assertividade de ações, visto que 53% das uvas americanas e híbridas no RS foram destinadas para suco de uva, enquanto 47% para vinho. A safra 2020 coroa o suco de uva, visto o crescimento de 152% na produção na comparação a 2019, passando 51,5 milhões de litros para 130,4 milhões de litros do suco pronto para beber.

Enquanto Isabel, Bordô, Concord, Violeta, Cora e Magna são as principais cepas para a produção de sucos tintos no RS, Niágara, Moscato Embrapa, Lorena e Courdec 13 são as brancas que lideram o ranking. Destaque para a variedade Isabel que representa aproximadamente 37% da produção total de uvas entre americanas e híbridas.

Luciano Rebellatto, coordenador do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), enfatiza que o suco de uva brasileiro é considerado alimento e o seu impacto na vitivinicultura gaúcha e nacional é de extrema relevância, assim como os benefícios que ele agrega para a saúde do consumidor. “É fundamental destacarmos que esse produto contribui para o sustento de milhares de famílias e tem fortalecido a marca de dezenas de vinícolas pelo país e pelo mundo”, aponta.

 

Classificação dos sucos de uva

De acordo com a legislação, o suco de uva é classificado como: não fermentado obtido do mosto simples, sulfitado ou concentrado, de uva sã, fresca e madura. Os sucos de uvas podem ser divididos em 5 classificações:

* Suco de Uva Integral - composição e concentração natural, proibida adição de açúcar.

* Suco de Uva Reconstituído - obtido pela diluição do suco concentrado ou desidratado, até sua concentração natural.

* Suco de Uva Adoçado- suco de uva reconstituído, pode ser adicionado de açúcar.

* Suco de Uva Concentrado - parcialmente desidratado, com no mínimo 65° Brix.

* Suco de Uva Desidratado - estado sólido, obtido pela desidratação do suco de uva integral.

 

Benefícios do consumo diário de suco de uva

Abaixo, estão alguns ensaios clínicos, realizados por pesquisadores de universidades nacionais, que comprovam vantagens da ingestão diária do suco de uva brasileiro para a saúde.

- O consumo diário de 400 ml de suco de uva (14 dias) por homens e mulheres, entre 19 e 35 anos, aumentou as defesas antioxidantes enzimáticas e capacidade antioxidante total, sendo que a ingestão do suco não modificou os níveis de glicemia ou ácido úrico. (Toaldo, Isabela Maia; Tese de Doutorado, UFSC, Brasil, 2016).

- O consumo diário de 100 e 150 ml de suco de uva (28 dias) por mulheres e homens entre 40 e 59 anos hipertensos, reduziu a pressão arterial em repouso e também pode melhorar pós-exercício. (Neto, Manoel M.; Tese TCC, UFP, Brasil, 2015).

- O consumo diário de 400 ml suco de uva branco (30 dias) reduz o Índice de Massa Corporal (IMC) e da gordura abdominal de mulheres entre 50 e 67 anos, tais reduções estão associadas à prevenção de doenças cardiovasculares. (Zuanazzi, Caroline; Tese de Mestrado, UCS, Brasil, 2017).

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Fabiano Sperotto

Mais Notícias

Ver mais