Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

As Exportações Brasileiras de Vinhos e Espumantes em 2021

Publicado em

Estudo realizado pela Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, e apresentado ao Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS), aponta o resultado das exportações de vinhos e espumantes do Brasil no último ano.

Conforme Felipe Galtaroça, diretor da Ideal Consulting: “As exportações de vinhos e espumantes em 2021 registraram alta de 58% em volume, marcando um recorde histórico de 892 mil caixas de 9 litros. Nos últimos seis anos as exportações cresceram em volume mais de 500%. Em valor, o crescimento de 2021 foi de 52%, totalizando 12,6 milhões de dólares.”

Este momento pode ser considerado o melhor na história das exportações nos últimos 8 anos.

Ainda segundo estudo preparado por Felipe, o principal destino do espumantes nacionais é os Estados Unidos, com 82% de share. Já para os vinhos tranquilos brasileiros, o Paraguai é o principal destino, com 73% de share.

“A desvalorização da moeda brasileira, retomada das exportações pós fechamento pela pandemia, evolução da qualidade e premiações, além do fundamental trabalho de brand pelas vinícolas brasileiras em países foco como Estados Unidos são os principais motivos para essa evolução.”, acrescenta Felipe.

Rafael Romagna, analista de promoção internacional da UvibraConsevitis- RS ressalta que “o ano de 2022 será ainda mais promissor para as exportações de vinhos brasileiros. Isso porque a falta de insumos para produção, como garrafas, tende a normalizar neste ano. Além disso, o retorno do projeto setorial Wines of Brazil em novembro de 2021, ao qual executamos em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), vem trazendo resultados muito consistentes devido ao incentivo na promoção do vinho brasileiro no mercado externo, que conta com a participação das vinícolas em  ações relevantes do setor, como a feira Vinexpo America 2022 que acontece dias 9 e 10 de março em Nova Iorque, EUA.”

 

Sobre a ApexBrasil 


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.


Sobre o projeto setorial Wines of Brazil 


O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pela Uvibra-Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]


Sobre a Uvibra-Consevitis-RS 


O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis. 

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. 

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.


Mais Notícias

Ver mais