Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Aberta chamada pública para implantação de Boas Práticas Agrícolas em propriedades vitícolas

Publicado em

Até as 22h do dia 27 de setembro, está aberta a chamada pública para a seleção de empresas/entidades interessadas em atuar como empresas âncoras na execução do Programa Alimento Seguro – Uva para Processamento, módulo de Boas Práticas Agrícolas (BPA) ciclo de 2021-2022. O chamamento tem a intenção de organizar turmas de produtores de uva para capacitações. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Consevitis-RS (www.uvibraconsevitis-rs.com.br/).

O convênio de cooperação técnica entre Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) foi assinado no dia 11 de setembro, durante a Expointer.

Caberá ao Consevitis-RS realizar a gestão e organização das capacitações desde a mobilização das turmas, produção de materiais didáticos, capacitação e acompanhamento de consultores e mensuração de resultados. Já o Senar-RS será responsável por disponibilizar seus instrutores para a realização dos cursos e consultorias.

Instrutores habilitados do Senar-RS, no âmbito específico de BPA, realizarão cursos e consultorias para 150 produtores de uva da Serra Gaúcha e as ações têm previsão de encerramento em 30 de junho de 2022. Serão dedicadas 52 horas por produtor, entre curso de cinco encontros em pequenos grupos e consultoria com visitas dos consultores nas propriedades.

O programa aborda boas práticas para redução de riscos de contaminação de produto, do trabalhador e do meio ambiente, implantação de rastreabilidade uva e atendimento de requisitos de legislação.


Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.


Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Fabiano Sperotto

Mais Notícias

Ver mais