Atalhos

Listas con varios enlaces

Menú

Contacto

Consevitis-RS inicia avaliação da fertilidade do solo em áreas de cultivo de videiras

Publicado en

De julho a novembro, o setor vitivinícola da Serra Gaúcha contará com atividades envolvendo avaliação da fertilidade do solo, melhoria da eficiência da adubação e calagem em áreas de cultivo de videiras, atendendo demanda de agricultores, empresas.

A contratação do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) foi com a Fundação Empresa Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Feeng) e os recursos são por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).

Para atingir ao objetivo proposto, a atividade oferecerá análises de solo e de tecidos foliares, orientação, levantamento e elaboração de relatório dos dados sistematizados. Tanto a coleta de 350 amostras de solos, como a coleta de 250 amostras de folhas serão realizadas pelos técnicos do Programa Ater, iniciativa também gerida em 2021 pelo Consevitis-RS. Dessa forma, a gestão das adubações passará pela correta identificação e sensibilização dos viticultores dos problemas apresentados, para que sejam utilizadas estratégias corretas de recomendação da adubação, visando minimizar o impacto ao ambiente e aumentar a eficiência econômica para os viticultores.

De acordo com Roberto Terra, agrônomo do Consevitis-RS, as ações e os relatórios com os resultados refletirão na qualidade das uvas e afirmarão a excelência dos produtos produzidos na Serra Gaúcha. “A qualificação e o fornecimento de ferramentas adequadas de tomada de decisão aumentará a assertividade das adubações, reduzindo seus custos e melhorando a eficiência técnica e econômica das adubações”, destaca.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis. Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Fabiano Sperotto

Mas noticias

Ver más